sexta-feira, 2 de maio de 2014


Dia Das Mães chegando... Mulheres enviadas por Deus e, que ao longo do tempo tem abençoado nossas vidas com seu amor, carinho, paciência, compreensão e oração.
Mulheres virtuosas e bem-aventuradas, de valor inestimável. Entendem que a maternidade é uma bênção dos céus, que todos os filhos pertencem a Deus, mas Ele os deixa como parte de sua eterna riqueza para que, a partir deles, sejam abençoadas.
 Temos na Bíblia, histórias de mães magníficas, e outras, nem tanto. E embora não tenham sido responsáveis pelas escolhas de seus filhos, todas elas exerceram grande influência sobre a vida deles. As mães sempre serão o nosso maior exemplo.



1- EVA

Sou a mãe de toda a humanidade. Como meu próprio nome indica, dei origem ao processo de vida dos seres humanos. O pecado se instalou entre nós a partir de mim. Sei que tenho muita culpa por não ter obedecido às orientações do Senhor. Meu lar não foi poupado. Meu filho Caim tornou-se amargo, rebelde, e permitiu que a inveja e o ciúme tomassem conta de sua vida. Matou Abel. Deus na sua infinita misericórdia nos deu mais filhos e filhas, e por meio de nosso neto Enos, o nome do Senhor passou a ser invocado em nossa família outra fez. Isso mudou tudo. Somos felizes novamente.


2- MULHER DE NOÉ

Tenho três filhos. Vivi numa época em que era muito difícil educá-los, as pessoas eram más e desobedeciam a Deus. Meu marido recebeu a incumbência de construir uma grande embarcação. Ele sempre se empenhava muito e falava a todos sobre a grande destruição que estava por vir. Moramos um tempo nessa embarcação com um monte de animais. Imagine só, que desagradável!!! Não gostei nem um pouco, pois tivemos que deixar muitas coisas boas da nossa antiga casa. Mas, um dia compreendi que algo maravilhoso aconteceria a partir da nossa família: Deus iria recomeçar a história da humanidade. Reconheci que não bastava ter um ambiente agradável para se viver, se Deus estivesse longe dele.


3- SARA

Para mim, o desejo de ser mãe foi intenso e cheio de expectativa. Quando Deus ordenou que meu marido e eu fôssemos para uma terra desconhecida, Ele nos prometeu que teríamos um filho e que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. Esperei com fé durante muito tempo, mas conforme fui envelhecendo, comecei a desacreditar da promessa, achando que não seria mais possível. Mas Deus tudo pode! Fui mãe aos 90 anos de idade, tive um filho saudável e por meio dele, a promessa de que todas as nações seriam abençoadas, se concretizou.


4- JOQUEBEDE

Tive três filhos. Para que um deles escapasse da morte, coloquei-o num cesto em um rio, onde ele foi encontrado pela filha de Faraó. Minha filha mais velha, Miriã, ofereceu meus serviços de “babá” à princesa e ela aceitou. Tornei-me então ama de criação de meu próprio filho. Mesmo contra as ordens de Faraó, o eduquei nos caminhos do Senhor. Meu filho se tornou um grande líder e contribuiu positivamente para a realização dos planos de Deus para a libertação do povo de Israel do seu cativeiro no Egito.


5- BETSEBA

Eu era casada com um soldado honesto, corajoso e leal para com seu chefe. Durante um banho que tomava na varanda ao cair da tarde, fui vista pelo chefe de meu marido, que mandou me buscar. Praticamos adultério e engravidei. Meu marido morreu durante uma guerra e me casei com o rei a fim de consertar nosso erro. Esse filho, fruto do nosso pecado, morreu. Reconhecemos nossos erros, nos arrependemos e Deus nos perdoou. O Senhor é tão misericordioso que nos deu a chance de ter um outro filho, e até hoje ele é considerado o homem mais sábio que viveu na terra.


6- ABIGAIL

Nabal, meu primeiro marido, era um homem ríspido, tolo e ímpio, e chegava a se tornar embrutecido com as pessoas quando se entregava ao vício da embriaguez. Sempre fui uma mulher prudente e sábia, respeitei meu marido e nunca o contestei em sua maneira de agir. Sempre procurei reparar com atitudes gentis e pedidos de desculpa os males que ele causava. Deus me recompensou. Certa vez, aplaquei a ira do meu Rei quando este foi agredido pelos maus modos do meu marido. Quando fiquei viúva, o Rei Davi lembrou-se de mim, convidou-me ao seu palácio e me pediu em casamento. Fui feliz com meu segundo marido, com quem tive um filho chamado Quileabe.


7- ANA

Tive que conviver com a “outra” mulher de meu marido. Era uma convivência sofrida, uma vez que ela gerava filhos quase todos os anos e eu, era estéril. Essa situação provocava um tristeza e um desgosto muito grande em mim.  Meu marido dizia que me amava, mas eu me sentia em desvantagem e ainda tinha que conviver com o malicioso desdém da outra. Certo dia, supliquei ao Senhor que me desse um filho e prometi que o dedicaria a Ele todos os dias da sua vida. Deus ouviu minha oração. Meu filho nasceu e o entreguei ao Senhor. Depois tivemos muitos outros filhos, que foram a alegria do nosso lar.


8- LOIDE

Sou mãe de Timóteo. Fiquei conhecida por saber muito bem educar meu filho nos caminhos do Senhor. Dizem que sou um belo exemplo bíblico de mãe bem-sucedida e também um grande exemplo de fé e vida piedosa, pois uma verdadeira mãe é aquela que sempre busca no Senhor a maneira correta de tratar as suas crianças.


9- AGAR

Sou a escrava egípcia de Sara. Minha senhora nunca tinha dado um filho a Abraão, então decidiu que eu tivesse um filho com ele, para que pudessem ter herdeiros. Foi a partir daí que começaram, na vida de Sara e Abraão, problemas tanto físicos como espirituais. Por meio dessa atitude, Ismael, meu filho, abriu as portas da inimizade que existe até hoje entre judeus e árabes.


10- REBECA

Não fui um bom exemplo de mãe. Motivei uma intriga familiar muito séria, causando ódio e ameaças de assassinato em minha família. Incentivei meu filho Jacó a enganar seu irmão Esaú, e por causa disso, ele recebeu a bênção da primogenitura de seu pai Isaque, no lugar de seu irmão. Me apeguei apenas Jacó, deixando de lado Esaú, que também era meu filho.


11- SALOMÉ

Sou a mãe dos filhos de Zebedeu. Meu sonho era ver meus filhos servindo ao lado de um grande líder, assumindo posições de honra e exercendo poder. Certo dia, fiz uma oração insensata: solicitei a Jesus que colocasse meus filhos, um à sua direita e outro, à sua esquerda, quando seu reino fosse instalado na terra. Mas, hoje reconheço que não é assim que uma mãe deve orar.  Devemos colocar nossos filhos nas mãos do Senhor, a fim de que Ele venha colocá-los no lugar a que foram destinados. Nosso papel é apenas instruir nossos filhos no caminho em que devem andar, pois Deus tem um plano específico para cada um deles.


12- MARIA

Sou a mulher mais honrada dentre todas. Hospedei em meu ventre o Filho de Deus. Sou conhecida por ser um exemplo de mãe sincera e humilde, por me colocar à disposição de Deus para que Ele fizesse em mim a Sua vontade. Sempre estive disposta a cumprir a vontade do Senhor, por isso me alegrei por ter sido agraciada e escolhida para dar à luz o Salvador do mundo. Muito me entristeço quando tentam desviar para mim, a honra e glória que devem ser dedicadas unicamente ao meu filho, afinal, Ele pagou o preço pelos pecados de toda a humanidade.

E aí, qual tipo de mãe você é?


Um feliz dia das mães a todas, que Deus as abençoe e conceda sabedoria para continuar criando seus filhos nos caminhos do Senhor!!

O poder transformador do Espírito Santo

 "Enchei-vos do Espírito Santo". (Efésios 5.18). 


Uma vida cheia do Espírito Santo faz real diferença neste mundo!E isto é para nossos dias atuais.
Muitos de nós, achamos que por sermos batizados nas águas e batizados com o Espírito Santo, basta, já estamos cheios do Espírito Santo para o resto de nossas vidas. Mas, esse enchimento deve ser constante, deve ser diário. O ser humano sempre busca alguma coisa, seja em Deus, ou seja, no mundo, para preencher o vazio da existência. Se não for cheio do Espírito Santo, ele será fatalmente cheio de alguma outra coisa. Poderá ser cheio de droga, cheio de bebida, cheio de orgulho, cheio de vaidade, cheio de cobiça, cheio de inveja, cheio de murmuração, cheio de medo, cheio de incerteza pelo seu futuro; enfim, estará cheio de muito pecado, mas sua vida continuará vazia, se não for cheia do Espírito Santo. 

Quando buscarmos o Senhor sem interesses buscando sua     
face e não suas mãos e termos mais intimidade com Ele e colocá-lo em primeiro lugar Deus vai se revelar a nós e começará a responder nossas orações. Não busque pelo ideal, seja você a pessoa ideal e busque ao Senhor.É que fomos criados por Deus... o sublime propósito da nossa existência é adorar a Deus.Sabe, nós somos como altares de adoração... fomos criados para oferecer a Deus uma oferta agradável, um culto racional.Somos como o altar que Elias levantou... sobre a nossa vida deve chover fogo do céu, fogo de Deus, como sinal de aprovação.
 ...a primeira atitude, amados, é esta:

É Necessário Você Definir Qual é o Senhor da Sua Vida
Lemos no v.21: “Elias chegou perto do povo e disse: – Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! Porém o povo não respondeu nada”.
Essa é a primeira grande atitude que precisa tomar: o homem tem que definir qual é o Senhor da sua vida.

Deus não reconhece nenhum Senhor acima dEle, porque simplesmente não existe. Deus é Deus e não há nenhum outro.
Por isso que temos de renunciar nossas riquezas, e entregá-las nas mãos de Deus.
Devemos renunciar nossos desejos carnais.
Devemos renunciar o pecado.

Fica uma reflexão: Você está cheio do Espírito Santo, ou está cheio de si. 
Louvemos e agradeçamos a Deus pela maravilhosa graça do Espírito Santo em nós, dando-nos alegria, conforto, orientação, proteção e paz.